Publicado em julho 1, 2024 por Rotary International
Sabemos que coisas incríveis acontecem quando trabalhamos juntos. E parcerias bem-sucedidas são fundamentais para ampliarmos o impacto do Rotary. Mas como convencer outras pessoas a apoiar sua iniciativa humanitária?
Em um webinar recente, associados e parceiros do Rotary compartilharam 10 dicas para identificar e conseguir parceiros:
1. Comprometa-se com ideias ousadas.
Encontre abordagens ambiciosas que abordem a raiz de um problema. Soluções sustentáveis despertarão o interesse de pessoas de fora do Rotary que se preocupam em resolver o mesmo problema. Compartilhe essas ideias com parceiros potenciais. Os participantes do painel disseram que o desafio muitas vezes não é tanto o dinheiro, mas sim a incapacidade de inspirar os parceiros com nossas soluções. Ideias ousadas que gerem mudanças duradouras e positivas os motivarão a trabalhar conosco.
2. Desenvolva sua ideia com a experiência e as ferramentas do Rotary.
Ao desenvolver (e posteriormente implementar) sua ideia ousada, lembre-se de que não precisa fazer isso sozinho. Aproveite a experiência que existe no Rotary e use ferramentas voltadas a projetos, como:
– A rede de recursos distritais, que inclui membros da Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária e dos Grupos Rotary em Ação.
– O manual Ferramentas para Identificar as Necessidades da Comunidade.
3. Comprove seu conceito.
Comece com um projeto pequeno e doadores locais e colete dados que mostrem que sua abordagem é eficaz. Com essa comprovação, você poderá desenvolver soluções para atender a mais pessoas e atrair doadores maiores. Envolva o governo e enfatize como o projeto ajudará membros de comunidades específicas. Os participantes do painel sugeriram a seguinte mentalidade: “Faremos isso mesmo que não nos deem o financiamento, mas se nos derem, causaremos esse impacto de forma muito mais rápida”.
4. Use sua rede de contatos rotários para identificar parceiros potenciais.
Participe de eventos de distritos e clubes, Assembleias Interclubes, Convenções do Rotary International, feiras de projetos e outras atividades. Participe de programas como os Grupos Rotary em Ação e os Grupos de Companheirismo, que reúnem pessoas com interesses profissionais e pessoais em comum. Sinta-se confiante para entrar em contato com associados de todo o mundo. O simples fato de dizer “eu faço parte do Rotary” já lhe permitirá estabelecer relacionamentos. Você também pode perguntar aos associados se outras redes profissionais ou organizações das quais eles fazem parte poderiam se interessar pela sua solução inovadora.
5. Continue construindo sua rede de contatos fora do Rotary.
Olhe um pouco além do Rotary. Quem mais na sua comunidade está trabalhando para resolver problemas semelhantes? Conecte-se com eles! Procure contatos em suas redes profissionais e sociais que se preocupem com as comunidades que seu projeto ou programa atenderá. Ao trabalhar com parceiros confiáveis, pergunte com quem mais eles colaboram. Isso o ajuda a construir sua rede de possíveis parceiros. Aborde as promessas de doações financeiras da mesma forma: quando conseguir uma contribuição ou equiparação inicial, mencione isso ao abordar outros parceiros.
6. Identifique parceiros em potencial cujas metas estejam alinhadas com as suas.
Descubra o que os governos e as comunidades locais dizem ser suas necessidades e examine quais grupos estão fazendo um trabalho significativo e têm programas que implementam soluções. Conheça as metas deles e determine se estão alinhadas com as suas. Os parceiros que compartilham metas são mais motivados a encontrar maneiras de trabalhar juntos, combinando seus pontos fortes para superar os pontos fracos e integrando grandes ideias em uma solução mais eficiente.
7. Enfatize que o Rotary é “local”, mas está presente em todo o mundo.
O impacto do Rotary se baseia na ação coletiva. Diga aos parceiros potenciais que colaborar com o Rotary significa ter a capacidade de ativar nossa presença global “local” e nosso compromisso com a prestação de serviços. Nossa rede de pessoas engajadas em fazer a diferença e com experiência em mobilizar diversos líderes locais significa que os parceiros podem trabalhar com pessoas comprometidas e capazes de implementar soluções sustentáveis e lideradas pela comunidade.
8. Lembre-se de que possíveis parceiros estão procurando boas ideias.
Empresas, fundações familiares, agências governamentais e outros possíveis parceiros estão buscando oportunidades de usar seus recursos financeiros para fazer o bem no mundo. Eles estão procurando soluções que façam seu investimento valer a pena. Os associados do Rotary podem apresentar ideias ousadas e programas bem planejados e liderados localmente, dos quais eles podem fazer parte. Convide-os a se juntar a você para causar mudanças duradouras e positivas.
9. Considere a rejeição como uma oportunidade.
Não desanime se os parceiros em potencial disserem não. Peça feedback! Forneça mais informações para esclarecer qualquer mal-entendido. Talvez eles prefiram um escopo, uma abordagem ou uma área-alvo diferente do que você planejou. Pense se pode ajustar sua proposta para incorporar os interesses deles e, ao mesmo tempo, trabalhar para atingir as metas que vocês têm em comum, ou se pode conectá-los a outro grupo rotário que esteja mais alinhado com eles.
10. Reconheça que a consolidação de uma parceria exige tempo.
As parcerias são construídas ao longo do tempo e por meio da manutenção de relacionamentos. Os participantes do painel compartilharam como solidificaram a confiança necessária para compromissos de longo prazo: começando com colaborações sem financiamento, trabalhando em projetos menores com menos recursos e mantendo contato por meio de atualizações sobre o projeto ou mensagens de fim de ano. A construção desse relacionamento pode levar mais tempo do que você imagina, mas a confiança e a compreensão que se desenvolvem tornam a parceria mais provável de ser bem-sucedida.
Usando essas dicas, você pode envolver parceiros potenciais e desenvolver colaborações duradouras que criem mudanças positivas em suas comunidades.
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