22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Este dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, com o objetivo de conscientizar a população mundial a respeito dessa substância essencial para a vida Terrena.
ÁGUA É VITAL PARA NOSSA EXISTÊNCIA
A água, nada mais é que uma substância química formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio – H2O. Ela está inserida em nossa existência, pois 70% de nosso corpo humano é constituído por água; 97,5% da água do planeta é salgada e apenas 2,5% é de água doce. Por isso que devemos ter consciência da importância da água doce para a humanidade.
VOCÊ SABIA?
Que MANANCIAIS, também chamados de NASCENTES, incluem todas as fontes de água doce superficiais e subterrâneas do planeta?
Foi aí que me interessei sobre o assunto, me aprofundei nos estudos e percorri vários mananciais do Brasil, desde sua nascente até sua foz (Rios Amazonas, São Francisco, Paraíba do Sul, Iguaçu, etc).
Quando não dava para navegar, fazia trilha. Foram trabalhos de anos!
Sem falar das Águas de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro, que com uma equipe maravilhosa da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, conseguimos provar ao INEA, que os mananciais do Município foram e são os grandes provedores das águas dos municípios adjacentes e da Cidade do Rio de Janeiro.
Que o Brasil lidera o ranking dos Países mais rico em água doce no mundo?
Segundo a FAO (Organização Das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), os 5 primeiros países ricos em água doce são:
1º lugar – Brasil com 8.233 Km3/ano
2º lugar – Rússia com 4.507 Km3 /ano
3º lugar – Canadá com 2.902 Km3 /ano
4º lugar – Indonésia com 2.838 Km3 /ano
5º lugar – Chinacom 2.830 Km3 /ano
Que a maior reserva de água doce do planeta está no Aquífero Guarani?
O Aquífero Guarani é um dos maiores aquíferos subterrâneos com profundidade de 2.000m.
Recebeu este nome em 1996, pois a região onde se encontra está associada ao território onde viviam parte dos índios Guaranis.
Ele está localizado na Região Centro Sudoeste da América do Sul, ocupando uma área de 1,2 milhões de Km2, estendendo-se com 840.000 Km2 no Brasil, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Sta. Catarina e Rio Grande do Sul) ; 58.500 Km2 no Paraguai;58.500 Km2 pelo Uruguai e apenas 255 Km2 pela Argentina.
Tive a oportunidade de visitar este solo recentemente em 2017. E, confesso que senti uma sensação inexplicável, ao tomar conhecimento que estava sobre o Aquífero Guarani.
Outro aquífero brasileiro também de suma importância é o Aqüífero Alter do Chão, localizado na região norte Brasil, mais precisamente em grande parte do Amazonas, Pará e Amapá.
Essas terras visitei em 1995, quando fazia estudos sobre o subsolo naquela região e fiquei encantada com o conhecimento que obtive sobre o mesmo, pois essa reserva subterrânea dá origem a grandes lençóis freáticos, nascentes e rios com grandes volume de água potável e, podemos afirmar que seria capaz de abastecer toda a população do planeta por longos e longos anos.
É muito importante saber que os aqüíferos mantém o equilíbrio de águas subterrâneas e superficiais do Planeta.
Um lembrete: Existem no Planeta Terra outros aquíferos similares aos aquíferos brasileiros, como por exemplo o que está localizado entre os países da França, Estados Unidos, Arábia Saudita e Áustria, todavia com taxa de salinidade da água bastante alta, que é imprópria para o consumo Humano.
ÁGUA É FONTE DA VIDA, vamos usá-la com sabedoria e consciência!!!
Cenir Maria L. Coelho
Engª Civil, Física, Matemática e pesquisadora das riquezas do Sub-solo brasileiro
*Este material foi gentilmente desenvolvido para fazer parte do acervo do PROJETO ECOROTATOUR, desenvolvido pelo Rotaract de Nova Iguaçu - Leste ( @rotaractnileste ), que visa compartilhar experiências e colaborar com conscientização da importância da natureza para homem.
Comments