A pólio é uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta mais comumente crianças menores de cinco anos. O vírus passa de pessoa para pessoa, normalmente pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso.
Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão, mas é crucial continuarmos trabalhando para manter outros países, como o Brasil, livres dela.
Anualmente, clubes de Rotary em todo mundo desenvolvem atividades que incentivam a vacinação. Porém, no ano de 2021 em função do cenário pandêmico com o COVID-19, as atividades mais simples como colorir e desenhar ou mesmo fazer pinturas artísticas de rosto, nos impediam atuar com recreações de contato físico com as crianças, facilitando assim o contágio da doença.
Com este desafio e com uma oportunidade de ouro em ter um desenvolvedor de games no Rotaract, propomos a ação em parceria com equipe da Nebula Devs do rotaract Felipe Henri, jovem empreendedor neste segmento. Desta forma, inovamos na metodologia de incentivo a vacinação, incluindo este tema tão importante no universo dos jogos eletrônicos.
A proposta do jogo infantil é ajudar os responsáveis, educadores e líderes dos clubes de Rotary a tirar o medo da vacinação da polio em crianças de 2 a 5 anos de forma divertida.
No desenvolvimento, contamos com a participação de profissionais de psicomotricidade infantil, game developer, psiquiatra, publicitários e, também, de pais e crianças. Agradecemos em especial à Alice Lanna, Coordenadora da pós-graduação em Psicomotricidade na UNIFAGOC e o Dr. Marden Marinha, médico com especialização em psiquiatria.
A distribuição e uso do jogo é gratuito e online.
O jogo foi testado em 23 de agosto de 2021, durante a Ação Interclubes de Vacinação contra a Pólio no bairro de Botafogo/RJ.
Na oportunidade em ação interclubes, os clubes: Rotary Clube de Nova Iguaçu - LESTE, o Rotaract de Nova Iguaçu - LESTE, o Rotary Club de COPACABANA e o Rotary Club do Rio de Janeiro - PENHA, em função da pandemia, se cotizaram na distribuição de cata-ventos personalizados e adesivados com o QR CODE do aplicativo do jogo infantil como veículo de distribuição além de veicularem o link do mesmo em suas mídias eletrônicas e grupos de WhatsApp.
Repetimos a ação em 20 de agosto deste ano, durante campanha de
multivacinação na Unidade Básica de Sáude Alberto Sobral, na cidade de Nova Iguaçu / RJ. Porém indicamos que deva ser usado como ferramenta de divulgação da polio, antes da aplicação da vacina.
A experiência foi positiva e vem promovendo atualizações da versão do jogo.
Erradicar uma doença é uma grande empreitada que não podemos realizar sozinhos, portanto, segue link do game para que você leitor nos ajude a fazer chegar este material ao maior número de responsáveis por crianças possível. https://www.n3bula.com.br/games/2gotinhassalvam/
Comments