Boa tarde, companheiras e companheiros, convidados presentes, Governador Luiz Carlos Fávaro, do Distrito 4571, demais Governadores presentes.
Sinto-me honrada em presidir este Clube neste período 2022-2023, em que comemoramos, no vindouro 23 de fevereiro do próximo ano, o centenário do Rotary no Brasil.
O Rotary é a maior organização do mundo que presta serviços humanitários, fomentando elevado padrão de ética, ajudando a estabelecer a boa vontade e a paz mundial. Formada por líderes, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças em si mesmo, nas suas comunidades e no mundo, promovendo a paz e servindo ao próximo, difundindo a integridade e promovendo a compreensão mundial.
Neste período, seremos agraciados com a visita da primeira mulher Presidente do Rotary Internacional em 117 anos de sua existência, a companheira Jennifer Jones, que, ao longo dos 25 anos em nossa organização, já serviu como vice-presidente, diretora, moderadora da Assembleia Internacional, líder de treinamento, presidente de comissão e governadora de distrito.
O lema por ela escolhido para o biênio 2022-2023 diz muito sobre o que é o Rotary e sobre o que é ser rotariano: “IMAGINE O ROTARY”. Imaginar é parte primeira de qualquer planejamento. É na imaginação que vislumbramos linhas de ação a implementar. Imaginar, essa capacidade inata a nós, humanos, é o que nos difere dos demais seres. E “imaginando o Rotary”, compartilhando sonhos e pensares, juntos, nessa grande comunidade de companheiras e companheiros que temos o prazer e privilégio de chamar de “família”, podemos dar eco e corpo às metas traçadas por nossa presidente, quais sejam:
- avançar nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão;
- criar uma experiência acolhedora nos clubes, com conforto e zelo;
- empoderar meninas para que se tornem mulheres empoderadas;
- e expandir nosso alcance, afinal, pensando o nosso lugar, pensamos, vemos e falamos do mundo e nosso alcance ultrapassa a linha do horizonte. Fazer local é fazer e contribuir para um mundo melhor.
Imaginando nossa “aldeia iguaçuana”, somos globais. Como disse Fernando Pessoa, assinando como Alberto Caeiro, num dos poemas do livro “O Guardador de Rebanhos”:
“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...”
Imaginem, portanto, amigas e amigos, o Rotary, suas potencialidades e impacto. Décadas e décadas atrás, o músico John Lennon já nos chamava a imaginar em sua canção “Imagine”, cuja letra encoraja o ouvinte a sonhar e imaginar um mundo de paz, sem fronteiras, sem países, sem religião, nenhum motivo para matar ou morrer, a humanidade tendo como foco uma vida desapegada de bens materiais.
Imaginando e analisando este lema e estas metas, o Conselho Diretor 2022-2023 do nosso Clube aprovou e abraçou o tema “Cultura Inclusiva, Diversidade e Equidade”, visando a promover acessibilidade a todos, sem exceção, e abolindo qualquer forma de discriminação. Em geral, as dificuldades são criadas por nós mesmos, na fala, no tratamento e no pensamento em relação às pessoas com necessidades especiais.
A Cultura de Inclusão de pessoas com deficiência consiste num conjunto de valores e ações e tratadas de maneira justa e igualitária. A implantação da Cultura Inclusiva engloba diferentes fatores como:
- Inclusão Atitudinal, que tem a ver com a atitude da pessoa, impulsionando a remoção das barreiras do preconceito, estigma, estereótipo e discriminação;
- Inclusão Comunicacional;
- e Inclusão Arquitetônica, que implica na mobilidade urbana.
Nessa gestão, nosso objetivo é promover inovação e novas oportunidades às crianças, e procurar oportunidade de negócios para a juventude, dando lugar de destaque a dois conceitos que, infelizmente, não costumam ser prioritários: INCLUSÃO E MOBILIDADE. Assim, nesse período, dedicaremos todo nosso trabalho a lembrar que “mais se beneficia quem melhor serve” e que devemos “dar de si, antes de pensar em si”.
C
erca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. E já foi provado estatisticamente que empresas com mais diversidade de gênero e étnico-cultural têm mais chances de adquirirem melhores resultados financeiros.
maginemos, rotarianos, e façamos!
Que Deus nos abençoe e nos guie nessa caminhada que abraçamos e nos dedicaremos a executá-la.
Muito obrigada a todos.
Cenir Maria Loureiro Coelho
Presidente de Rotary Club de Nova Iguaçu - Leste, 2022-23
Comments