No último domingo (3), o Governo do Estado promoveu a 8ª edição da Caminhada Rara em prol do Dia Mundial das Doenças Raras. O evento, que contou com a participação de mais de 40 pessoas, reuniu diversas iniciativas e apoios para conscientizar sobre a importância dessas condições de saúde.
Com mais de 25 stands, distribuição de água pela Cedae, entrega de protetor solar, materiais informativos e a distribuição do colar de girassol, um símbolo utilizado por pessoas com deficiências consideradas invisíveis, o evento proporcionou momentos de informação e entretenimento. A caminhada, que durou cerca de 30 minutos, foi marcada por música e animação.
O Rotary Club de Nova Iguaçu-Leste marcou presença pelo segundo ano consecutivo, representado pela Cp. Cristina Penna. Além disso, o Presidente 2023-2024 Harrison Freitas, membros de clubes do Rotary Club de Copacabana, Rotary Club do Rio de Janeiro e os nossos Rotaracts uniram esforços para ampliar a conscientização sobre a causa e promover a campanha de erradicação da polio.
Uma das ações destacadas foi a distribuição de cataventos adesivados com QR Codes, que redirecionavam os participantes para o "Jogo da Gotinha". Este jogo, desenvolvido para desmistificar o medo da vacinação contra a polio em crianças, foi um sucesso entre os presentes.
Para acessar o jogo, clique no link: https://www.n3bula.com.br/games/2gotinhassalvam/
A Caminhada Rara também serviu como uma plataforma para discutir a importância da conscientização sobre as doenças raras. No Brasil, essas condições ainda enfrentam negligência, tornando vital o esforço contínuo para levar conhecimento à população e buscar apoio para pesquisas e políticas públicas que beneficiem os pacientes e suas famílias.
As doenças raras são caracterizadas por uma grande diversidade de sinais e sintomas, variando de pessoa para pessoa. Geralmente crônicas, progressivas e incapacitantes, essas condições merecem mais atenção e investimento em pesquisa.
Para saber mais sobre as doenças raras, acesse: https://bvsms.saude.gov.br/28-02-dia-das-doencas-raras/
📸 FOTOS DA 8° CAMINHADA RARA - Dia Mundial das Doenças Raras
Comments