top of page

ÁGUAS DO RIO GRANDE DO SUL

horizonte, nuvem, céu, nascer do sol, Por do sol,

Já é de conhecimento de todos que a ÁGUA e uma substancia química formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio - H2O.


No planeta TERRA 71% da superfície é coberta de água e 96,5% dessa quantidade está nos oceanos e mares, ou seja são águas salgadas. Os outros 3,5% se dividem entre os rios, lagos e reservatórios subterrâneos (aquíferos) são de água doce e, desses apenas menos de 1% é própria para consumo.


Você sabia que cerca de 12% da disponibilidade de água doce no mundo está em território brasileiro, enquanto a região Norte concentra 80% de água disponível, as regiões próximas do Oceano Atlântico possuem menos de 3 % dos recursos hídricos?


O Continente Americano é o continente que concentra o maior volume de água doce no mundo, com 39% do total, A Ásia é o segundo com 31,8% .


No Brasil as Regiões Hidrográficas são 12, a saber:

Dessas Bacias Hidrográficas, 7 são as principais e mais importantes., pois são formadas pelas bacias dos rios Amazonas, Araguaia, Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai.


Especificamente o Rio Grande do Sul está dividido em 3(três) bacias Hidrográficas: a Bacia do Rio Uruguai, a do Rio Guaíba e a Bacia Litorânea ( onde estão inseridas na Bacia hidrográfica do Atlântico - Trecho Sudeste).


As bacias Hidrográficas do RS são muito importantes para a produção de energia elétrica, a bacia do rio Paraná, onde está instalada a Usina hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo e a do Rio Uruguai.

O principal Rio que banha o Estado do Rio Grande do Sul é o RIO URUGUAI, que assim como os demais rios do Estado fazem parte da Bacia do Prata. Os outros rios importantes do RS são o Rio Guaíba, Taquari, Pelotas e Ijui.


ÁGUAS POTÁVEIS DO RIO GRANDE DO SUL :

São as águas dos Rios Guaíba e Jacui que abastecem o Rio Grande do Sul. Seis estações de bombeamento bebem dessas fontes e suprem a cidade de Porto Alegre, outras seis bombas são responsáveis pelo tratamento das águas (ETA), antes de chegarem as torneiras das residências. Quando algum bairro fica sem água, é possível fazer manobras no sistema de distribuição para garantir o fornecimento, porém não dá para bombear água de uma estação (ETA) para outra.


O QUE ACONTECEU COM O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NESTES ÚLTIMOS DIAS DE 2024???


O Rio Guaíba, localizado entre o Delta do Jacui e a Lagoa dos Patos, fica na Região metropolitana de Porto Alegre, banhando a capital do Estado, e é um dos rios responsável pelo abastecimento de água potável para a cidade. Definido como um lago aberto porque recebe águas pluviais formadas por 4(quatro) rios (Jacui, Sinos, Cai e Gravatai), que por sua vez também escoam suas águas para a Lagoa dos Patos como o Rio Guaíba , todavia as águas da Lagoa dos Patos, escorrem suas águas para o oceano Atlântico e como o nível das águas do Oceano Atlântico estão acima do nível das águas da Lagoa, retornam e alagam todas os municípios adjacentes, isso sem contar com os ventos fortes que ajudam esse retorno das águas para dentro do Estado com correntezas fortes.


Estudos nos mostram que em media o nível do mar cresce entre 0,03 cm e 0,42 cm em decorrência do aquecimento global de 3º C e o fenômeno El Niño por ano. De acordo com analise da Agencia Espacial dos Estados Unidos (NASA), a taxa atual de aceleração de acrescimento do nível do mar deve chegar em 2050 a 20 cm acima dos 0,42 cm estimados por ano que continuará crescendo daqui até o ano de 2050.


A aceleração de crescimento do nível do mar, deverá afetar por meio de inundações ao menos 300 milhões de pessoas ao redor do mundo nas próximas décadas. Daqui há mais ou menos 50 anos, serão ainda maiores as áreas que abrigam hoje cerca de aproximadamente 200 milhões de pessoas que podem ficar totalmente submersas.


Para se evitar novas enchentes no RS, serão precisos um planejamento urbano adequado( isso não só no RS mas em todas as cidades do Pais), como:

a) construção de sistema de drenagem eficiente,

b) preservação das matas ciliares,

c) desassoreamentos dos rios,

d) criação de reservas florestais nas margens dos rios e córregos ,

e) desocupação das áreas de risco,

f) diminuição dos índices de poluição

g) educação ambiental nas escolas e universidades, pois o que causa enchentes provocadas pelas chuvas são: lixo nos bueiros, tipo de pisos, ocupação irregular do solo, erros de projeto de drenagem , etc

Infelizmente, projetos de construções de aproximadamente 40 Km de diques e casas de bombas para conter as cheias do Rio Gravataí e do Arroio Feijó nem começou, ficaram parados no papel após serem aprovados pelo Governo Federal pelo PAC em 2012. Outro projeto importante seria a macro drenagem da bacia do Rio Rolante e o combate as inundações do Rio Jacui, e, pelo visto nem o que está no papel deve valer mais.


Como descrito acima os rios mais afetados com as enchentes, nesse atual momento foram justamente o Rio Guaíba e o Rio Jacui, que abastecem as torneiras das residências do Sul , com água potável.


É Importante saber que devido as mudanças climáticas, as inundações devem ser permanentes e causando grandes estragos nas regiões costeiras (litorâneas) justamente onde estão os grandes centros econômicos e sociais, onde a destruição ambiental causada pelo capitalismo e a ganância de lucros nos mostra que mais ou menos 50 cidades correm o risco de ficarem submersas caso a temperatura da água aumentar alem de 3º C. e, mais de 500 milhões de pessoas serão afetadas.


Estudos feitos pela ONG CLIMATE CENTRAL nos mostra que até 2100 os impactos serão maiores, onde cidades ficarão completamente submersas.

Vejamos:


  1. Dentre os 193 países atualmente no mundo, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) , hoje o Brasil ocupa o 17º lugar no ranking dos países mais vulneráveis ao avanço do nível do mar, mais ou menos 5% das cidades brasileiras ficarão abaixo do nível do mar.

  2. O Continente asiático será o mais afetado, todavia todas as outras regiões do mundo também sofrerão impactos, países como a China, Índia, Vietnã, Indonésia, Ilhas como Ilhas do Cocos, Maldivas, Cayman e Bahamas, Jamaica, Benin, a Austrália, Colômbia, Equador, Venezuela, Cuba,etc

  3. Cidades brasileiras que serão engolidas pelas águas do mar são

a) No Rio de Janeiro ,Campos dos Goitacás, Ilha do Governador, Duque de Caxias, Campos Elíseos e Cabo Frio;

b) Em São Paulo, Santos;

c) No Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Canoas e Pelotas, Ilhas Torotama e Machadinho;

d ) No Maranhão,São Luiz, parte das ilhas de Santana e Carrapatal e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses;

e) No Ceará, Fortaleza;

f) Na Bahia, Salvador;

g) Em Pernambuco, Recife;

h) No Pará, a Ilha de Marajó e partes de Belém e Bragança;

i) No Amapá, Reserva Biológica do Lago Piratuba, Ilha de Maracá, Oiapoque e partes de Macapá.

LEMBRETE - No Rio Grande do Sul temos 4 (quatro) ECLUSAS de responsabilidade do DENIT. São elas a Eclusa Amaropolis, Eclusa Bom Retiro do Sul, Eclusa Dom Marco e Eclusa Fandangos). A barragem Eclusa permite a navegação entre o Porto de Estrela até o porto do Rio Grande, unindo os rios Taquari, Jacui e Lagoa dos Patos

A AGUA É FONTE DE VIDA E DEVEMOS TRATÁ-LA COM CARINHO, RESPEITO, E USÁ-LA COM SABEDORIA E CONSCIÊNCIA.


Comments


bottom of page