VOCE SABIA?
Que o DIA MUNDIAL DOS OCEANOS é comemorado internacionalmente no dia 8 de junho?
Foi proposto em 1992 pelo International Center For Ocean Development do Canadá, durante a Rio 92. E, desde 2008 a ONU (Organização das Nações Unidas), comemora a cada dia 08 de junho o Dia Mundial dos Oceanos, para destacar a importância desse ecossistema que cobre cerca de aproximadamente 71% do Planeta Terra.
Falando sobre os dois Oceanos que banham a América do Sul é importante saber que: O Oceano Atlântico é mais ou menos 24 cm mais baixo que o Oceano Pacifico e , esse desnível é por conta da diferença de densidade das águas do mar do Oceano Atlântico e do Oceano Pacifico e de fatores oceanográficos.
(Os Oceanos Pacífico e Atlântico Encontram-se no Cabo HOM. A diferença de cor das águas se dá por conta da densidade entre elas e por fatores oceanográficos, por isso não de misturam).
O canal (Canal de Panamá), que liga os dois oceanos é 26 metros mais alto que os dois Oceanos.
O Canal do Panamá localiza-se no istmo da América Central e foi construído entre 1904 e 1914, para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Este canal é uma hidrovia artificial, cujas águas são oriundas do Lago Gatun (um corpo de água artificial na cidade do Panamá, que alimenta o canal), com 82 Km de comprimento que atravessa o Panamá, um pais da América Central onde está situado o istmo (em forma de S") do Panamá, uma faixa estreita de terra que conecta as parcelas leste e oeste do pais.
O Canal do Panamá foi um marco do século XX, criado para facilitar o comércio marítimo mundial, permitindo que os navios evitem longas rotas do Cabo Hom em torno da ponta mais meridional da América do Sul onde os ventos fortes, altas correntes e icebergs fazem dessas águas uma das mais difíceis de navegar no mundo.
(Veja imagem a seguir)
Para vencer esse desnível do Atlântico e Pacífico pelo Canal do Panamá, os navios precisam passar por 3 eclusas principais. São elas Eclusa de Gatun (fica do lado de Atlântico), Eclusa de Pedro Miguel e Eclusa Miraflores (Ficam do lado do Pacífico).
Para atravessar o canal um navio leva de 6 a 8 horas.
HISTÓRICO:
O Canal do Panamá foi projetado cruzando grandes áreas de planície situadas no nível do mar mas, parte de seu percurso foi necessário escavar montanhas na Serra de Culebra que chega em alguns trechos a aproximadamente a 110 metros de elevação, fazendo profundos cortes em forma de vale de 12,6 Km de comprimento e 540 m de largura na parte superior. Essa zona é conhecida como Corte Culebra e o leito do canal dessa parte ficou 12m.
A água do Canal do Panamá é doce, já que vem do Lago Gatun.
A ideia de deixar que a superfície do Canal ficasse no nível do mar era totalmente inviável, por isso optou-se em construir ECLUSAS que funcionam como elevadores de navios, evitando assim que as águas dos dois oceanos entrem em contato e se evita um grave impacto ecológico, que isso poderia provocar, todavia, sobre o Lago Gatun e os bosques que rodeiam o Canal onde pairam muitas ameaças ecológicas como: o desmatamento, a contaminação de hidrocarbonetos e a presença de espécies invasoras, além de correr o risco de aumentar a salinidade por causa da passagem de água do mar para o interior do canal e do lago, pois se isso viesse acontecer afetaria todo ecossistema da região e a disponibilidade de água doce da população vizinha ,incluindo a da Cidade do Panamá.
Quem iniciou a construção do Canal do Panamá, foi a França, projetado pelo Engenheiro Frances Barão de Lesseps em 1881, pois pouco tempo antes os franceses tinham terminado a construção do canal de Suez, no Egito, ligando o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Porém a construção do Canal do Panamá pelos franceses fracassou e foi abandonada m 1889 por conta das dificuldades de construir uma via aquática nas montanhas. Então o Presidente dos EEUU terminou a construção, e os Estados Unidos até a década de 1990 administrou o Canal.
Desde 1999 ele passou a ser administrado pelo Panamá por meio de Autoridade do Canal do Panamá e todos os rendimentos passaram a ser do Panamá.
É importante lembrar que a água dos lastros dos navios contribui também para o surgimento de espécies marinhas invasoras, procedentes de outros pontos do planeta.
LEMBRETES:
1. São 7 os Oceanos no mundo a saber: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Indico, Ártico e Antártico.
2. O Oceano Pacífico é o maior oceano do mundo, situado entre os continentes americanos, a Ásia e Oceania.
3. O Oceano Atlântico é o segundo maior do mundo dividindo a América da Eurásia e da África.
4. E o Oceano Indico é o terceiro maior do mundo, banhando o Sul do continente Asiático.
OS OCEANOS SUSTENTAM E MELHORAM TODA A VIDA DO PLANETA TERRA!!!!!!!!
Comments